23 de junho de 2017

Kontaminantes ☣ , Você é o Próximo , Filmes , TerrorHorror-filme ,

Você é o Próximo

Pôster


Embora muito do atual mercado cinematográfico ainda insista em roteiros previsíveis repletos de mesmices e estereótipos, é extremamente gratificante quando uma obra resolve fugir do padronizado e se arriscar ao inconvencional.
Considerando que o horror vem se tornando uma opção cada vez mais presente, procurada e apreciada pelos cinéfilos, Você é o Próximo, apesar de tender mais para o suspense, não peca em sua concepção tensa e apreensiva, bem como na agressividade de seu enredo e a boa utilização do único jumpscare num momento devido. Partindo de uma premissa clichê e com uma introdução que expõe as jogadas mais manjadas e batidas do gênero, o filme trabalha um território com o qual o público já está acostumado, ou seja, utiliza a já obsoleta e enfadonha fórmula que se resume a uma casa no meio do nada, visitantes indesejados, padecedores estúpidos gritando e jogos de gato e rato. Entretanto, após a percepção de equívoco de protagonismo e uma personagem que se revela contraventora ao subverter a imagem da mulher e da vítima neste tipo de contexto, o longa passa a ser empolgante e denotar uma condução de ritmo brilhante, ademais de tomar um rumo ousado, interessante e surpreendente capaz de acordar todos que estavam sonolentos até o momento.
Ao conceber um antagonista cruel, sádico e assustador, em contraparte a película se responsabiliza pela confecção de uma protagonista voraz e inteligente, longe de ser indefesa, esta que, consoante o enredo imprevisível, gera desconfianças no espectador. Diferenciado, o filme cria figuras marcadas pela ausência de verdadeiros sentimentos e emoções, aspecto enaltecido pelas máscaras animalescas utilizadas pelos invasores e por uma passagem que banaliza o mal, além de enfatizar quesitos que remetem a ambição, egoísmo e ganância, sem nunca se aprofundar no drama da situação e apenas explorar conflitos familiares que realçam interesses particulares.
Violento e sangrento, ademais de não muito realista, o longa tem sua sanguinolência e brutalidade salientada por um impecável segmento em câmera lenta acercado pela adrenalina e otimismo que termina de forma impactante e fatal. Podendo-se traçar similaridades para com Hush: A Morte Ouve e O Homem nas Trevas, a película guarda um desfecho com revelações surpreendentes e uma sequência final completamente inesperada que mescla o hilário a ironia. Trabalho de baixo orçamento, a produção usufrui de uma direção e elenco pouco conhecido que não faz feio em ação, principalmente a intérprete de Erin, Sharni Vinson, que está excelente em seu papel, convicta, focada e misteriosamente ameaçadora e mortífera. Em relação à trilha sonora, ora esta é cacofônica, ora agitada, bem alinhada aos acontecimentos em tela. No entanto, o fator técnico que possa incomodar se restringe aos movimentos de câmera, estes que, por vezes, são efetuados de maneira tremida.
Em suma, Você é o Próximo serve como entretenimento escapista e incomum diversão aos adeptos do gênero, um filme que tira proveito de uma ideia simples deslumbrantemente executada que repentinamente fisga o público e se prova não ser só mais um.
Matheus J. S.  9

O filme possui uma história simples e clichê, uma família se reúne em uma casa para comemorar o aniversário de casamento dos pais desta, mas um assassino pretende matar todos que se encontram lá. Na casa há cerca de dez pessoas, sendo a maioria totalmente esquecível e estão lá apenas para morrerem. O filme possui personagens que não expressam sentimentos para o que está acontecendo, e outros aparentam não sentir dor. Há várias cenas que já vimos em outros filmes, mas estas são desnecessárias e apenas tornam a película mais chata e entediante.
O longa não possui apenas pontos negativos, mas mesmo assim não recomendo assisti-lo.
Murillo J. S.  4

Assista e Kontamine-se

Comente e Siga Nosso Blog

Ficha Técnica (Adoro Cinema):
Data de lançamento (Brasil): 4 de outubro de 2013 (1h 35min)
Direção: Adam Wingard
Elenco: Sharni Vinson, Nick Tucci, Wendy Glenn…
Gênero: Terror
Nacionalidade: EUA

Avaliação:
IMDb: 6,5
Rotten: 75%
Metacritic: 66%
Filmow (média geral): 3,2
Adoro Cinema (usuários): 3,3
Kontaminantes (média): 6,5
Avaliação

Nenhum comentário:

Postar um comentário